Estudantes e profissionais de diversas áreas de atuação são esperados na palestra “Como criar um Planejamento Estratégico Pessoal e Profissional”, promovida pelo Colégio e Faculdade Ensitec. O evento será realizado no dia 20 de setembro, às 19h, no salão do Ensitec, localizado na Rua Antonio Pietruza, 83, no bairro Portão. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas gratuitamente através do site www.ensitec.com.br.

“Direcionada a àqueles que desejam mudar de vida de forma programada a curto, médio e longo prazo, a palestra tem como principal objetivo auxiliar os participantes a elaborar um plano de vida pessoal e profissional, de modo que conquistem o sucesso e a realização pessoal de uma maneira mais objetiva”, afirma Rodney Déa, que ministrará a palestra.

[Imagem: MIT]
Mole mas durável

Imitar a natureza é uma das técnicas favoritas dos roboticistas, que podem herdar projetos que já tiveram tempo suficiente para evoluir, com soluções sempre muito criativas.

É o chamado biomimetismo.

Fazer um robô que se move como uma lagarta, porém, não pareceu suficiente para um grupo de engenheiros dos EUA e da Coreia do Sul.

Isto porque a ideia de fazer "robôs moles" é justamente dar maior robustez aos robôs, evitando os muitos defeitos que ocorrem com as peças mecânicas.

[Imagem: Divulgação]
Uma equipe da Agência de Ciência, Tecnologia e Pesquisa (A*STAR, na sigla em inglês) imprimiu uma foto colorida da revista que mede somente 50 micrômetros (0.00005 metro) de um lado a outro.

Na publicação científica Nature Nanotechnology, os cientistas afirmaram que o método usado para imprimir a foto pode produzir imagens coloridas de até 10 mil pontos por cada 2,5 centímetros - 10 vezes mais que uma impressora caseira.

Ao invés de usar tintas normais e impressão convencional, eles produziram as cores usando nanopartículas de prata e ouro "incrustadas" em uma superfície de silicone.

De acordo com eles, o método pode ser usado para imprimir marcas d'água ou mensagens secretas para fins de segurança.

Cientistas da Nasa qualificaram nesta segunda-feira de "milagre de engenharia" o impecável pouso em Marte da sonda Curiosity, que já começou a enviar imagens de uma antiga cratera, como parte da sua missão de descobrir se o Planeta Vermelho já teve condições de abrigar vida.

O jipe-robô, que tem seis rodas e pesa uma tonelada, realizou uma complexa e arriscada operação para entrar na atmosfera marciana e pousar no local escolhido, na madrugada de segunda-feira (hora de Brasília), para alívio e alegria de cientistas e engenheiros da Nasa.

"Nós nos treinamos durante oito anos para pensar no pior o tempo todo", disse o engenheiro chefe Miguel San Martín. "Você nunca consegue desligar isso."

[Foto: Divulgação]
Um grupo de estudantes da Universidade de Boston criou um robô móvel que carrega em suas costas um ponto de internet Wi-Fi. Feito quase que completamente de alumínio, o robô pode até carregar uma pessoa. No entanto, sua função principal é servir como um roteador de internet. Ele pode ser controlado de longe e conta também com webcam e GPS instalados.


 

Layout por GeckoandFly | Download por Bola Oito e Anderssauro.