[Imagem: Site Veja]
Pernas mecânicas funcionam com ligações semelhantes a músculos

Cientistas da Universidade do Arizona, nos Estados Unidos, desenvolveram um complexo sistema robótico, baseado na estrutura nervosa, sensorial e muscular dos humanos, que faz a mais precisa reprodução do caminhar de uma pessoa.

Com esse resultado, os pesquisadores podem aprimorar a pesquisa para construir próteses para pacientes com lesões na medula-espinhal e, assim, trazer a eles os movimentos perdidos. O estudo foi publicado nesta sexta-feira no Journal of Neural Engineering, periódico do Instituto de Física (IOP, na sigla em inglês), em Londres.

[Imagem: Site BBC Brasil]
Engenheiros nos EUA dizem ter construído mãos robóticas capazes de diferenciar diferentes texturas.

Equipadas com sensores de toque conhecidos como BioTac - que usam algoritmos inteligentes -, estas mãos selecionam, monitoram e interpretam o que detectam com seus dedos mecânicos.

Os dedos robóticos têm o mesmo tamanho de um dedo humano e "impressões digitais" na superfície capazes de sentir texturas.

Estas impressões digitais permitem a percepção dos materiais tocados, por meio de vibrações.

[Imagem: Tecnalia]
Robô Hiro

Enquanto o Robonauta não se acostuma com os astronautas, aqui embaixo já está pronto o primeiro robô humanoide capaz de trabalhar lado a lado com um operário humano.

O experimento inédito está sendo realizado por pesquisadores do Japão e da Espanha.

O robô Hiro foi considerado durante algum tempo como o segredo mais bem guardado da robótica japonesa, que detém a liderança ampla na área, tanto em termos de robôs industriais, quanto nos ainda futuristas robôs humanoides.


 

Layout por GeckoandFly | Download por Bola Oito e Anderssauro.