[Imagem: NASA] |
Uma tecnologia desenvolvida para a realização de delicadas cirurgias abdominais está sendo testada para consertar satélites no espaço.
Quem afirma é um conjunto de especialistas em robótica médica da Universidade Johns Hopkins (EUA), que acabam de propor a ideia à NASA.
Na realidade, a agência espacial norte-americana já possui um programa institucionalizado para o desenvolvimento de tecnologias autônomas para a manutenção de naves no espaço, cujo exemplo mais recente foi a colocação em operação de um posto experimental para o abastecimento de naves e satélites no espaço.
Recorde de velocidade para robôs
Os engenheiros afirmam ter-se inspirado nos movimentos do guepardo, também conhecido como chita, para construir o seu robô corredor.
Os resultados foram bons, uma vez que o robô guepardo bateu o recorde mundial de velocidade de robôs com pernas, atingindo 28,97 km/h.
Há pouco mais de um ano, engenheiros causaram surpresa ao criar uma mão robótica super versátil.
O que mais impressionou é que a "mão" nada mais é do que uma bexiga cheia de um material granulado.
Agora, a equipe descobriu que seu projeto é ainda mais promissor do que parecia à primeira vista: além de segurar objetos, sua "pinça robótica universal" também é capaz de atirar esses objetos à distância.
Subscribe to:
Postagens (Atom)