Há pouco mais de um ano, engenheiros causaram surpresa ao criar uma mão robótica super versátil.
O que mais impressionou é que a "mão" nada mais é do que uma bexiga cheia de um material granulado.
Agora, a equipe descobriu que seu projeto é ainda mais promissor do que parecia à primeira vista: além de segurar objetos, sua "pinça robótica universal" também é capaz de atirar esses objetos à distância.
"Usando uma combinação de pressão positiva e negativa, a garra pode rapidamente pegar e liberar uma grande variedade de objetos que normalmente são desafiadores para garras universais, como objetos planos, objetos macios ou objetos com geometrias complexas," escrevem eles.
Tudo isto é conseguido, segundo o grupo, graças à capacidade de acomodação da "massa de material granular envolta pela membrana elástica" - o pó de café dentro da bexiga.
Garra robótica atiradora
Como no projeto original, o objeto é preso retirando-se o ar de dentro da bexiga, o que torna o material granular uma massa muito compacta e rígida, capaz de segurar objetos muito pesados.
O arremesso, por sua vez, é feito injetando-se ar sob pressão, em alta velocidade, mas em um volume precisamente calculado.
"Esta inovação produziu ganhos de desempenho inesperadamente altos na função de agarramento, e também criou a nova capacidade de atirar objetos," afirmam.
Os ganhos chegaram a 85% na confiabilidade do agarramento e 25% na tolerância a falhas.
"Não temos conhecimento de quaisquer garras robóticas capazes de disparar ou jogar objetos a uma distância comparável com precisão semelhante. Certamente que jogar objetos já foi demonstrado com braços robóticos antes, mas o impulso para jogar é tipicamente fornecido pelo movimento do braço, enquanto nossa pinça simplesmente libera o objeto no tempo ideal. Aqui, a função total de disparo é fornecida pela pinça," concluem.
Fonte: Site Inovação Tecnológica