Agora, o grupo se prepara para etapa mundial nos Estados Unidos. Jovens criaram dispositivos que melhoram o cotidianos dos idosos.

Estudantes do Sesi  de Ourinhos venceram a etapa nacional de um dos mais importantes concursos de robótica do mundo. Eles criaram um dispositivo que pode auxiliar a vida dos idosos e agora vão para os Estados Unidos disputar a etapa mundial.

Com uma encenação de peça teatral de cinco minutos os estudantes explicaram como funciona uma pulseira projetada por eles para facilitar a vida de idosos e pessoas que sofrem de perda de memória. “Essa pulseira ela tem um chip de celular, um código de barras e um sistema de GPS. Então a família, por um meio de um software que eles instalariam ou no celular ou no computador pessoal, delimitaria um território, onde ele poderia caminhar livremente e caso o idoso saísse desse limite, por meio do chip na pulseira dele, uma mensagem seria automaticamente enviada para o celular ou computador do familiar”, explica Júlia Saturnino Camacho.

Além da pulseira, os oito alunos também programaram um robô capaz de realizar tarefas que simulam atividades de uma pessoa com idade avançada. Com esses projetos, os estudantes superaram 56 equipes de 11 estados do país e conquistaram a etapa nacional do torneio “First Lego League (FLL)”, uma das mais importantes competições de robótica do mundo.

A disputa foi realizada em Taguatinga no Distrito Federal. Na chegada a Ourinhos teve muita festa para os campeões. “Ano passado a gente não conseguiu e este ano a gente voltou, aprofundou e chegou no nosso objetivo, deu certo”, comemora a estudante Bicanca Miranda.

“É muito gratificante pois começa com uma prova escrita, depois uma pesquisa seguindo o tema proposto pelo FLL e durante esse tempo muitos professores elogiaram o esforço deles. Apesar deles estarem aqui mais de 10 horas por dia as notas deles não caíram então o resultado foi muito bom”, completa a professora e orientadora do grupo, Tatiane de Fátima Rodrigues Aguiar.

A conquista serve de inspiração para Luís Felipe Carvalho, que aos 15 anos, já começa a direcionar o futuro profissional. “Antes meu objetivo era entrar para o Exército, mas, agora eu quero fazer engenharia mecatrônica ”, afirma.

Esses alunos estão preparando as malas para o próximo desafio. Depois de faturar o torneio nacional eles se credenciaram para disputar a etapa mundial de robótica que ocorre em abril nos Estados Unidos. “Nós já começamos a descobrir os talentos dentro da própria sala de aula e esses talentos quando passam pela avaliação a gente começa a ver realmente o resultado, na mesa de competição”, ressalta a orientadora Daniele Ortiz Hoffmann Bonício.

O  pessoal vai representar o Brasil na disputa que será realizada em Saint Louis e já está treinando para fazer bonito lá fora. “A expectativa é de representar o Brasil muito bem e tentar ficar muito bem na mesa. Foi muito trabalho e a gente está muito feliz, ansiosos para esta viagem”, destaca a estudante Bianca Miranda.
Publicado em 16/03/2013
Fonte: Site G1

0 Comments:

Post a Comment




 

Layout por GeckoandFly | Download por Bola Oito e Anderssauro.