[Imagem: Arnd Wiegmann/Reuters]
Batizado de Roboy, máquina tem 'tendões' mecânicos, diz universidade. Protótipo é passo na busca por robô que ajude humanos em tarefas.

Cientistas suíços apresentaram nesta quarta-feira (27) o protótipo de um robô humanoide com grandes olhos que promete ser um novo passo na criação de máquinas que cumpram tarefas para seres humanos.

Mais de 40 cientistas e engenheiros do Laboratório de Inteligência Artificial da Universidade de Zurique, na Suíça, trabalharam no projeto, afirma uma nota da instituição. Batizada de Roboy, a máquina tem 1,2 metro de altura e feições que lembram um personagem de "mangá" (tipo de história em quadrinho japonesa).

O robô possui uma série de "tendões" mecânicos que imitam estruturas humanas e facilitam seus movimentos, dizem os pesquisadores. "A ideia é que, num momento posterior do projeto, Roboy seja coberto por uma 'pele macia' sintética, que permitirá uma interação melhor com as pessoas", afirma a nota divulgada pela universidade.

Um dos principais objetivos do Roboy é criar um robô que possa servir para ajudar idosos, afirmam os cientistas. Eles ressaltam que autômatos de serviço já são utilizados em hospitais, na limpeza de casa e outras tarefas. No futuro, o robô também pode ser adaptado para estes ambientes.

A criação do robô ajudou na pesquisa da tecnologia dos "tendões" mecânicos para máquinas, entre outras inovações, dizem os cientistas. "Elementos como movimentos rápidos e uma 'pele' robusta, mas flexível e macia, são difíceis de criar. (...) Por isso projetos como o Roboy ajudam em estudos deste gênero", afirmam os pesquisadores.
[Imagem: Arnd Wiegmann/Reuters]

Publicado em 27/02/2013
Fonte: Site G1

0 Comments:

Post a Comment




 

Layout por GeckoandFly | Download por Bola Oito e Anderssauro.