Pele artificial quântica dará nova sensibilidade aos robôs
0 comentários Postado por Sandro Pires às 15:08As peles artificiais para robôs já são bem mais do que um mero aglomerado de sensores de alguns anos atrás.
Mas o MIT Media Lab, um dos laboratórios mais avançados do mundo na área de robótica e automação, acredita que já é hora de dar um passo mais largo.
Físicos brasileiros criam nova teoria sobre superfluidez e superssolidez
0 comentários Postado por Sandro Pires às 15:03É difícil imaginar que um líquido possa escoar subindo pelas paredes de um copo. Mas isso acontece com o hélio (He) líquido quando ele está abaixo de uma determinada temperatura.
Se a ameaça de hackers invadindo seu computador e seu telefone celular já não fosse o bastante, saiba que já é possível que pessoas mal-intencionadas tomem o controle do seu carro.
Temos percebido que muitos de nós não têm claro o significado de algumas medidas características de um motor. Qual é a diferença entre potência e torque? Qual é a relação desses parâmetros com a performance da moto? Porque as motos custons têm potência mais baixa? Porque motos de uma mesma marca e com motores aparentemente iguais têm entre si têm tanta diferença de potência? Octanagem da gasolina, que bicho é esse? Bem, vamos optar por uma abordagem breve dessas questões, deixando de lado um maior rigor técnico.
PARTIDA DE MOTORES ELÉTRICOS DE INDUÇÃO USANDO O GRUPO GERADOR COMO FONTE DE ENERGIA.
0 comentários Postado por Sandro Pires às 14:44Ao adquirir um grupo gerador, muitos clientes relatam ao vendedor as suas necessidades, em termos de capacidade instalada e potência necessária, em função de máquinas, equipamentos e iluminação, recebendo então, a indicação de um determinado modelo, que no entendimento do vendedor, tem capacidade suficiente para suprir as necessidades da instalação. Na maioria dos casos, a questão relacionada com a partida dos motores elétricos é aventada mas não tratada com as considerações técnicas requeridas.
FRANÇA, Ana Cristina Limongi. Práticas de recursos humanos – PRH: conceitos, ferramentas e procedimentos. São Paulo: Atlas, 2009 11 exemplares
ARAUJO, Luis Cesar G. de. Gestão de pessoas: estratégias e integração organizacional. 2 ed. São Paulo: Atlas, 2009. 02 exemplares
MARTINS, Sergio Pinto. Direito do Trabalho. 26 ed. São Paulo: LTR, 2010. 18 exemplares
Delgado, Mauricio Godinho. Curso do Direito do Trabalho. 9 ed. Saraiva: São Paulo, 2010. 8 exemplares
BARROS, Alice Monteiro. Curso de Direito do Trabalho. 6 ed. São Paulo: LTR, 2010 18 exemplares
MANUS, Pedro Paulo Teixeira. Direito do trabalho. 12 ed. São Paulo: Atlas, 2009 18 exemplares
NASCIMENTO, Amauri Mascaro. Compendium de Direito Sindical. 6 ed. São Paulo: LTR, 2009 02 exemplares
ALMEIDA, Andre Luiz Paes de. Vade Mecum Trabalhista, São Paulo: Rideel, 2010 02 exemplares
COSTA, Armando Casimiro. Consolidação das Leis do Trabalho – CLT. 37 ed. São Paulo: LTR, 2010 02 exemplares
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 5 ed. São Paulo: Atlas, 2010 18 exemplares
SILVA, S. M. da; SILVA, E. M. da. Matemática básica para cursos superiores. São Paulo: Atlas, 2002. 18 exemplares
SILVA, R.O. Teorias da administração. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2001. 18 exemplares
FARACO, Carlos Alberto. Prática de texto. São Paulo: Vozes 18 exemplares
FIORIN, José Luiz & PLATÃO, Francisco S. Para entender o texto. São Paulo: Ática, 2008. 18 exemplares
CHIAVENATO, I. O Capital Humano das Organizações. 9 ed. São Paulo: Ed. Elsevier Campus: 2009. 18 exemplares
O’BRIEN, James A. Sistemas de Informação e as decisões gerenciais na era da internet. São Paulo: Saraiva, 2006. 18 exemplares
COSTA, A. C. Consolidação das leis do trabalho – CLT. 37. ed. São Paulo: LTR, 2010 02 exemplares
OLIVEIRA, J. F. Sistemas de informação – um enfoque gerencial no contexto empresarial e tecnológico. São Paulo: Érica, 2000
Técnicas para Entrevista Profissional.
0 comentários Postado por Cintia Leonor - Assessoria às 09:11Vacina contra Gripe A para todo o sul.
0 comentários Postado por Cintia Leonor - Assessoria às 08:44A Justiça Federal de Curitiba concedeu uma liminar, nesta segunda-feira (12), determinando que a vacina contra a Gripe A H1N1 seja colocada à disposição de toda a população paranaense, independente da idade e da preexistência de doenças.
Equipamento inédito chega ao Brasil para auxiliar na terapia de pacientes com dificuldades motoras.
Muitos equipamentos sensíveis como computadores, periiféricos, eletroeletrônicos, etc trabalham sob uma ameaça constante de danos a partir do que vem pela rede de energia. Conforme já analisamos em outras oportunidades nesta mesma revista, a energia que recebemos em nossas casas e estebelecimentos comerciais não é tão “limpa” quanto parece. Além das precauções normais que envolvem os filtros, reguladores de tensão e outros dispositivos existe algo mais com que o usuário de um equipamento ligado à rede de energia deve se preocupar: a maneira como a energia volta depois de um corte. Neste artigo descrevemos a montagem de um sistema adicional de proteção que pode ser de grande utilidade para os leitores que possuem equipamentos sensíveis que desejam proteger
No dia 14 de abril (quarta-feira) o agente integrador de estágio EDUCARE - Trabalho e Cidadania, estará na ENSITEC para atendimento e cadastro dos alunos que possuem interesse em vagas de estágio.
Anote aí os horários:
Manhã : a partir das 09:00 horas
Noite: a partir das 18:30 horas
Local: Corredor de entrada dos alunos.
O termo “ confiabilidade” surgiu na indústria eletrônica dos Estados Unidos, na década de 1950, devido à preocupação com as constantes ocorrências de falhas e com a diminuição da disponibilidade dos sistemas, principalmente militares. Esses fatos levaram o Departamento de Defesa Norte-Americano e as indústrias eletrônicas da época, a criarem um grupo de pesquisa para conduzir estudos sobre confiabilidade de equipamentos.
Como prevenir-se contra a Gripe A? O que é? Como se desenvolve? Quais os sintomas?
Ficar bem informado é o primeiro passo. Tire sua dúvidas aqui.
Jornal entrevista psicóloga da ENSITEC.
0 comentários Postado por Cintia Leonor - Assessoria às 17:23Nesse domingo de Páscoa, o Jornal "Gazeta do Povo" publicou uma entrevista com a psicóloga da ENSITEC, Michele Monique Maba, onde a mesma abordou o tema "Superação". Vale a pena conferir.
Tema recorrente em vários livros e filmes de Ficção Científica, se procurarmos uma definição de Biônica no dicionário, encontraremos algo parecido com: “implantação de movimentos encontrados nos seres vivos em equipamentos industriais ou que simulem o papel de partes orgânicas”. Nas linhas a seguir, iremos conhecer alguns dos diversos campos nos quais a Biônica se aplica e ver o quanto a tecnologia pode evoluir “imitando” a natureza
Carlos E. Bazela
Mesmo com a criação de normas de segurança acidentes continuam sendo frequentes em algumas empresas
Da Redação (revista on line Mecatrônica Atual)
Os reed-switches (interruptores de lâminas) podem ser usados como sensores, relés, chaves interruptoras ou comutadoras, e em muitas outras aplicações em que um campo magnético é utilizado para fechar ou comutar contatos. No entanto, os reed-switches são dispositivos de baixa corrente e bastante delicados em relação ao uso. Ao comutar determinadas cargas é preciso ter certos cuidados que são, justamente, o assunto deste artigo
Autor: Newton C. Braga
Nos projetos mecatrônicos mais avançados não basta simplesmente ligar e desligar um motor de corrente contínua. Mais do que isso, você pode obter recursos para alterar o sentido de rotação, velocidade e até mesmo o torque sem modificar a velocidade, além de outras características. Nesse artigo, focalizamos alguns circuitos simples que podem ser úteis para o controle de motores DC.
Newton C. Braga
Quando encontramos as especificações de transformadores em muitos projetos, principalmente no caso de fontes de alimentação, muitas dúvidas podem aparecer em relação à sua interpretação. Isso se agrava quando descobrimos que, no comércio, não é possível encontrar um transformador que tenha exatamente as especificações do tipo pedido. Como usar um equivalente? Podemos fazer essa substituição de maneira segura? É o que veremos neste artigo
Autor: Newton C. Braga
O Gerente de Projetos é o profissional que desenvolve um projeto, mas dificilmente participa das atividades de desenvolvimento. Seu papel é gerenciar o desempenho do projeto, usando as variáveis "custo", "prazo" e "escopo", assim ele tem como objetivo reduzir o número de falhas dos processos.
O Gerente representa um cliente, sendo então o responsável por determinar e executar o que foi solicitado pelo cliente baseando-se no seu próprio conhecimento.
Um profissional da área de gerência com bons conhecimentos tem a capacidade de imaginar um projeto do início ao fim, e dessa forma pode garantir que o projeto será realizado com sucesso.
Eficácia em Projetos
Podemos definir alguns processos essenciais para que o gerente tenha controle sobre o projeto e consiga trabalhar de forma eficiente e eficaz:
Planejamento de projeto;
Análise de valor agregado;
Gerenciamento de riscos de projeto;
Cronograma;
Melhoria de processo
Além desses fatores o gerenciamento de projetos envolve o controle sobre três variáveis em especial:
Tempo;
Custo;
Escopo.
Ao agregarmos todos esses processos e as variáveis citadas acima, temos a certeza de que podemos ter um planejamento funcional e corretamente aplicado para o desenvolvimento de um novo projeto.
Como Planejar um Projeto
Determinar as condições para que o projeto seja finalizado. Antes de resolver quais são os objetivos do projeto não dá para estimar o tempo e o custo do mesmo. Essa primeira etapa é muito importante ser analisada, mas infelizmente muitos Gerentes de projetos falham, pois não a verificam.
Fazer um relatório de tudo que será feito no projeto e com uma estimativa de tempo. As tarefas que levarão um longo prazo para serem concluídas, deverão ser dividias em tarefas menores, tendo como resultado um trabalho mais ágil feito por camadas.
Identificar os recursos necessários para execução de cada tarefa, sendo possível estimar o tempo de conclusão do projeto.
Pensar e pesar se os custos das implementações irão ser compensados com o retorno do investimento.
Definir as dependências entre as tarefas, pois existem algumas tarefas que necessitam ser concluídas antes de iniciar outras, por isso as tarefas devem ser feitas em ordem de conclusão, assim o Gerente de Projetos constrói uma rede de projeto.
Planejar bem o caminho crítico, ou seja, o tempo que o produto leva desde a sua entrada até sua saída, esse caminho é essencial para que a produção tenha êxito.
Criar um cronograma do projeto (desenvolvimento passo a passo).
Planejar os riscos do projeto, esse plano pode modificar e salvar o projeto.
Obter o comprometimento das pessoas envolvidas para que haja cooperação e seja dado início à execução do projeto.
Conclusão
Gerente de projeto é aquele que acompanha todos os processos veiculados ao produto, desde o planejamento de objetividades do produto até a saída do mesmo no qual se encontra em perfeitas condições para comercialização.
O gerente é o responsável por levantar todos os dados armazenados nas variáveis discutidas como o tempo, custo e escopo, tendo como finalidade entregar um produto de excelentíssima qualidade.
Para isso devemos ter em mente os processos e variáveis aqui apresentados, os quais poderão fazer com que nossos projetos sejam planejados e por fim executados com sucesso.
Lubrificantes de cristal líquido prometem mundo com menos atritos
0 comentários Postado por Sandro Pires às 17:05Nos primeiros testes, o lubrificante de cristal líquido fez o atrito entre duas placas metálicas cair quase a zero, com um rendimento que supera em larga margem os melhores óleos lubrificantes existentes atualmente.
Os cristais líquidos estão em virtualmente toda parte. Eles ficaram mais conhecidos da população através da sigla LCD (Liquid Crystal Display - Telas de Cristal Líquido), a tecnologia já não tão nova de telas e monitores que está forçando a aposentadoria das antigas TVs e monitores de tubos de raios catódicos, ou CRT (Cathode Ray Tube).
Lubrificante de cristal líquido - Agora, pesquisadores do Instituto Fraunhofer, na Alemanha, deram um uso inesperado para os cristais líquidos, fazendo-os funcionar como lubrificantes e prometendo um mundo com menos atritos - pelo menos quando o assunto são motores e engrenagens que devem funcionar ininterruptamente.
O atrito é responsável por grandes perdas de energia nesses equipamentos, energia esta que é dissipada na forma de calor. Isto sem contar o desgaste prematuro dos equipamentos e a perda na própria produção de energia, devido ao funcionamento abaixo do ideal das turbinas que geram eletricidade a partir da água e do vento.
Lubrificante de alto rendimento - Nos primeiros testes, o lubrificante de cristal líquido fez o atrito entre duas placas metálicas cair quase a zero, com um rendimento que supera em larga margem os melhores óleos lubrificantes existentes atualmente.
"Os cristais líquidos não têm se mostrado adequados como lubrificantes para rolamentos de esferas, já que a pressão de contato é muito grande. Para mancais deslizantes, por outro lado, os lubrificantes de cristais líquidos são a solução perfeita," explica o Dr. Andreas Kailer, coordenador da pesquisa.
Cristal líquido mais barato - Agora os pesquisadores esperam resolver a questão econômica para a disseminação do uso do novo lubrificante: como os cristais líquidos são produzidos para o mercado de telas e monitores, eles são muito caros.
A saída pode estar na simplificação do seu processo de síntese, já que os lubrificantes não exigem um cristal líquido tão puro quanto as telas. "Nós esperamos ser capazes de comercializar um lubrificante de cristal líquido em um horizonte de tempo entre três e cinco anos," diz o Dr. Kailer.
Acidentes como o da Usina Vale do Rosário, em 2004, poderão deixar de existir caso uma tecnologia pesquisada pela USP possa ser empregada futuramente para detectar defeitos “não visíveis a olho nu” em peças feitas de metal.
Em abril de 2005, a revista Mecatrônica Atual apurou a causas de um acidente ocorrido em dezembro de 2004, na Usina Vale do Rosário, situada na cidade de Morro Agudo (380 km ao norte de São Paulo). De acordo com a Polícia Técnica, uma trinca por dentro de uma solda foi a responsável pelo desprendimento da tampa inferior de um cozedor de caldo de cana. Saldo trágico do acidente: 12 mortos e 19 feridos.
Acidentes como esse poderão deixar de existir caso uma tecnologia pesquisada pela USP possa ser empregada futuramente para detectar defeitos “não visíveis a olho nu” em peças feitas de metal. “Estamos trabalhando numa tecnologia que possui várias aplicações industriais”, comenta o professor Linilson Rodrigues Padovese, coordenador do projeto que deu origem ao “Barktech”, equipamento eletrônico baseado nos estudos de Heinrich Bakhausen, físico alemão que descobriu em 1919 o poder de uma corrente elétrica aplicada a um corpo ferromagnético.
Para entender como essa tecnologia poderá prevenir acidentes, saiba como Barkhausen teve uma importante contribuição nessa história: Esse físico alemão estudou as micropartículas que formam os materiais à base de ferro magnetizante. Percebeu que essas micropartículas estão dispostas de tal modo que formam vários campos magnetizantes “apontando” em várias direções numa mesma chapa de aço (por exemplo). Induzidos por um campo magnético, os campos dessas micropartículas sofrem um “rearranjo” e podem “apontar” para um mesmo sentido (esta é a base de construção dos eletroímãs).
A partir da descoberta de Barkausen, os pesquisadores da USP criaram um sistema que capta os sinais das micropartículas ferromagnéticas. “O estudo desses sinais pode indicar, por exemplo, que há uma certa região de uma peça de metal suscetível a problemas”, explica o coordenador do projeto. Os sinais são remetidos para um módulo eletrônico conectado à saída serial de um computador, este por sua vez, é dotado de um software que transforma esses sinais em gráficos para análise.
Mas a detecção de fadiga de materiais é apenas uma das várias aplicações possíveis do Barktech. De posse de dados pré-gravados no PC, o Barktech também pode realizar monitoramento dos processos de soldagem, controle de qualidade em peças usinadas, tensão mecânica, queima de retífica, estampagem, etc.
Segundo Padovese, o projeto, que conta com a participação de pesquisadores internacionais, encontra-se na fase de análise dos sinais emitidos pelas microestruturas ferromagnéticas. “Sabemos que há uma emissão de sinais, mas é preciso interpretá-a”. O trabalho agora é tentar gerar um algoritmo de controle que acuse diferenças entre o sinal pré-gravado e o capturado on-line.
O Barktech é um equipamento da classe dos “ensaios não destrutivos”, ou seja nenhuma peça é danificada durante a análise. Além disso, ele faz a inspeção com as peças instaladas no local, não sendo necessário retirá-las. Padovese afirma que a tecnologia é complementar a outras existentes no mercado.
Fonte: Sérgio Vieira. Revista Mecatrônica Atual. Versão Online
*Originalmente publicado na revista Mecatrônica Atual - Ano 4 - Edição 31 - Dez/Jan/06/07
Retrofitting: Implementação de Controladores de Equipamentos
0 comentários Postado por Sandro Pires às 16:46Um equipamento com tecnologia obsoleta pode ser atualizado tecnologicamente através da aplicação de modernas técnicas e dispositivos de automação. Essa técnica é conhecida como retrofitting.
O retrofitting de máquinas, também conhecido como reforma ou modernização, é muitas vezes a solução para empresas que desejam dar uma sobrevida para máquinas antigas e obsoletas, mantendo suas características periféricas, com perfeito estado de conservação mecânica. Essa necessidade tem sido crescente, uma vez que a eletrônica das máquinas, equipamentos e sistemas evoluiu muito nos últimos anos e continua em rápida evolução.
Basicamente, no retrofitting, é realizada a atualização das partes, como a adaptação do equipamento à nova tecnologia de controle e acionamento de seus dispositivos, tornando-os mais confiáveis. No retrofitting pode-se também executar a restauração de máquinas, ou parte destas, que operam em ambientes agressivos. Como resultado, tem-se a recuperação das condições originais da máquina que foram alteradas pelo ambiente e tempo.
Como vantagens do retrofitting, temos: aumento da produtividade, redução dos períodos de inatividade, redução de riscos operacionais, disponibilização de recursos de programação mais simples, garantia de acessibilidade a peças de reposição de forma rápida e por um longo período e possibilidade de integração em rede de comunicação com o restante da planta industrial ou com sistemas de gerenciamento.
Uma vantagem importante é a possibilidade de substituição de plataformas proprietárias de hardware e software, que normalmente são arquiteturas fechadas, por outras com arquitetura aberta, de fácil intervenção e intercambialidade.
O preço das reformas é baseado no projeto e na tecnologia incorporada, como por exemplo, sistemas de controle, sensores e atuadores, controladores lógico programáveis, softwares etc. O preço final do retrofitting busca sempre ser inferior ao de uma máquina, equipamento ou sistema novo, justificando a sua implantação
Fonte: Alexandre da S. Ribeiro, Antonio Gabriel S. Almeida, Milton B. de Souza e Eduardo J. Lima II. Revista Mecatrônica Atual
Brasil substituirá motores-padrão por motores de alto rendimento.
0 comentários Postado por Sandro Pires às 09:09
|
Quando o profissional é extremamente esforçado, mas percebe que está perdendo oportunidades de projeção, cargos e espaço no mercado - devido ao medo de falar em público - é o momento de repensar sua carreia e buscar um curso de oratória. Com essa formação poderá fazer seu marketing profissional com técnicas e desenvoltura para mostrar e realizar todo o potencial que possui.
A ENSITEC sempre na busca pela excelência na qualidade do ensino como seu principal objetivo tem a satisfação de compartilhar com vocês a implantação do 5S que é um programa de educação que dá ênfase à prática de hábitos saudáveis que permitem a integração do pensar, sentir e agir. POR QUE FAZER O 5S? Para promover a imediata mudança do ambiente físico em torno da pessoa. O 5S é a base para qualquer programa de qualidade total! Em português, nenhuma destas palavras começa com "S", mas como "S" vem de senso (necessidade de sentir), que está presente na mente de todos nós quando falamos em 5S estamos vivendo: Senso de utilização Senso de Ordenação Senso de Limpeza Senso de Saúde Senso de Autodisciplina
O óleo mineral isolante usado em transformadores gera gases que podem provocar falhas no sistema. Com tratamento adequado podemos evitar essas falhas e ainda aumentar a vida útil de transformadores
4ª FEEAI - Feira de Eletro Eletrônica e Automação Industrial.
0 comentários Postado por Cintia Leonor - Assessoria às 08:51
Endereço: Rua XV de Novembro, 4305 - Glória - Joinville - SC
Site: http://www.marktevents.com.br
O Ensitec oferece o Curso Técnico em Mecatrônica, que visa formar profissionais para exercer atividades na integração de eletrônica e informática aos processos mecânicos, atuando na manutenção, melhoria e desenvolvimento de técnicas e equipamentos voltados aos sistemas de automação.
O Técnico em Mecatrônica poderá atuar nas indústrias que produzem e ou utilizam materiais, dispositivos, instrumentos e equipamentos eletroeletrônicos e mecânicos; indústrias em fase de implantação de projetos de automatização de processos produtivos e também em indústrias que utilizam sistemas.
Confira os erros que podem comprometer o sucesso em sua entrevista de trabalho.
0 comentários Postado por Cintia Leonor - Assessoria às 16:39AS 13 MAIORES MANCADAS DOS CANDIDATOS, NA OPINIÃO DOS RECRUTADORES:
1 Omitir fatores que são requisitos importantes para a posição, como a impossibilidade de mudar de cidade ou de viajar com frequência.
2 Discursar autoelogios, usando adjetivos batidos como “dinâmico”, “criativo”, “inovador”, e tudo na primeira pessoa: “eu fiz”, “eu consegui”.
3 Perder a linha de raciocínio contando “causos”, ou se justificar em excesso, fazendo papel de vítima.
4 Questionar detalhes pouco importantes em uma primeira entrevista, como qual modelo de celular a empresa oferece.
5 Faltar ao encontro e não avisar com antecedência, ou cancelar e remarcar várias vezes.
6 Não ser transparente ao explicar o motivo do desligamento das empresas em que trabalhou.
7 Não dar bola a uma sondagem por estar bem empregado ou por considerar- se muito competente.
8 Dar sequência a um processo seletivo apenas para testar a empregabilidade, ou para saber se o salário está na média e desistir depois.
9 Fazer leilão do tipo “quem paga mais” entre as ofertas da nova empresa e as contrapropostas da empresa atual.
10 Manter o celular ligado durante a conversa. Pior ainda quando resolve atender
11 Exceder na ansiedade e ficar perguntando todos os dias sobre o andamento do processo
12 Insistir para que o entrevistador revele o pacote de remuneração, ou a empresa contratante, antes da hora.
13 Falar de forma negativa ou revelar informações confidenciais sobre as empresas em que atuou e sobre os profissionais com quem trabalhou.
*Também disponibilizamos os mesmos softwares em cd, estes estão disponíveis para empréstimo na biblioteca do Colégio e Faculdade Ensitec.